Em Deuteronômio capítulo 4, temos Moisés exortando o povo de Israel para obedecer a Deus, instruindo-o em princípios extraordinários para conquistar a Terra prometida e viver nela, que é a vida no Espírito. Nesse contexto, temos Moisés representando o Espírito Santo de Deus, ensinando ao homem (1 Jo. 3:20 e 27). Vejamos: Verso 1: Agora (hoje), pois, ó Israel (igreja), ouve (quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas) os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para o cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá. Eis aqui a primeira instrução para entrarmos na Terra prometida, que é a vida no Espírito, OUVIR, esse ouvir refere-se ao “crer no Filho de Deus com espírito de obediência” (1 Jo. 5:1), pois existem os que creem, mas são rebeldes. Só os nascidos do Espírito poderão ouvir, no espírito, e obedecer o que o Espírito diz as igrejas (Ap. 2:7); os nascido do Espírito devem ouvir, com um espírito de obediência, é os estatutos, Palavra de Deus e não a letra, que mata, mas a Palavra viva e eficaz; e ouvir os juízos que referem-se ao próprio Deus, em toda sua essência e bondade sobre os atos do homem em relação a vida do Reino. Os juízos de Deus não significam uma mão punidora de Deus, pelo contrário, significa toda a Sua eterna bondade sobre o homem, que é mau, e não a valoriza (Ap. 19:2), esses juízos são justos, porque não operam segundo a nossa justiça, e sim, das d’Ele, elas são verdadeiras porque é vida. Os juízos de Deus quando operam na Terra, leva os moradores do mundo, a aprendem à justiça (Is. 26:9). Primeiro você ouve a Palavra, crendo no Filho de Deus, com um espírito de obediência e, consequentemente, ouve os juízos (1 Jo. 5:10-12); e assim fica fácil CUMPRIR E VIVER, guardar em tabuas do coração, os Seus estatutos e juízos, pela fé, e ao cumpri-los, debaixo do crê de verdade no Filho de Deus, teremos vitória e alcançaremos vida (1 Jo.5:4,5) sairemos do nível da carne e da alma para o nível do Espírito (Lc. 6:46-49).
Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor, meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a possuir (práticas diárias, hora após hora). Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo (através da sua vida), todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente (Dt. 4:5,6). Observe aqui, quão tremendo é OUVIR, CUMPRIR e VIVER os estatutos e juízos de Deus, pois nestas práticas diárias, alcançamos sabedoria e entendimento, Cristo em nós e agindo através de nós (Is. 11:2); e com essas práticas, seremos testemunhas vivas da vida no Espírito, aos olhos das nações, de todos que também derem ouvidos (crer no Filho de Deus), seremos sábios e inteligentes. Olha que promessa linda contida aqui: este grande povo é gente sabia e inteligente, por meio da vida no Espírito, vai fluir de você um grande avivamento que atingirá povos e nações sedentas dessa mesma vida e dirão de ti: “ele tem vida para me dar é sábio e inteligente, eu quero a vida que ele tem para mim” (Sl. 119:97-104). Aleluia!
Verso 9: Tão somente guarda-te a ti mesmo (vigiar no âmbito físico, carne) e guarda bem a tua alma (mente, vontade e moção), que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida (hora após hora). Em Eclesiastes, 5:1 diz: guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus, chegar-se para ouvir (crer no filho de Deus com espírito de obediência) é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos (misericórdia quero e não holocaustos). GUARDAR A SI MESMO é outra instrução preciosa, que refere-se ao templo do Espírito Santos que somos nós (1 Co. 6:19,20). O nosso corpo físico, que é a carne, produz as suas obras, que são: prostituição, impurezas (nas mãos e pés) lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas (tem muito mais ainda) Gl. 5:19-21. Guardar o pé significa guardar-se das impurezas que são obras da carne, bem como as mãos (Ex. 30:18-21 e Is. 1:16); e algumas das impurezas que grudam nas mãos (pois é com as mãos que recebemos e dispensamos as bênçãos) são a ira e a animosidade, que estão em 1 Tm. 2:8, que diz: Quero, por tanto, que os varões orem em todo lugar (oração em línguas estranhas, hora após hora) levantando mãos santas, sem ira e sem animosidades. Por tanto, guardar a si mesmo é vigiar no âmbito físico, da carne (Sl. 119:29-33; 4-48; 59; 105). Devemos mortificar os feitos da carne, para que não morramos na Terra prometida (Rm. 8:12,13), pois o que a carne semeia é corrupção, mas o Espírito semeia vida eterna.
GUARDAR BEM A SUA ALMA, também é outra instrução preciosa, que devemos guardar bem! A alma envolve mente, vontade e emoção e esses são sentidos que devem ser cuidadosamente governados pelo Espírito Santo de Deus, pois, as práticas da carne contaminam a alma e perseguem o que nasceu do Espírito (Gl. 4:29), por isso, é tão importante ter a alma sob domínio do Espírito (Gl. 5:16-18; Rm. 12:2 e Fp. 4:8). Quando a alma não está sob o domínio do Espírito ela se apega ao pó (carne) e recebe da carne, alimento (Sl. 119:25), por isso deve-se guardar a si mesmo e muito bem. A alma pode ser comandada pela carne ou pelo Espírito, nunca pelos dois ao mesmo tempo, por isso, deve-se dar ordem à alma para que ela louve ao Senhor (Sl. 103:1-3). As praticas de viver no Espírito trazem paz para a alma e a livra de toda ansiedade (Fp. 4:9 e Ef. 4:6,7). Por tanto, guarde bem a sua alma de falsas emoções, de ensinos religiosos, de uma vida legalista, dos gigantes que se levantam, vigie em todo o tempo! Quando você guarda a si mesmo e a sua alma muito bem, fica fácil não se esquecer dos estatutos e juízos de Deus, pois estarão continuamente diante de nós. O nosso coração, por sua vez, se inclinará para o lado que mais for alimentado, pois ele é enganoso e desesperadamente corrupto, ou seja, se a alma o alimentar, haverá angustias no coração, se o Espírito o alimentar, haverá vida no coração (Jr. 17:5-9). O coração é que gera vida, por isso guarde ele no Espírito, porque dele procedem às fontes da vida. Ou haverá vida da alma ou vida do Espírito. Um coração entregue à alma é corrupto, mas entregue ao Espírito é puro.
Verso 23: Guardai-vos não vos esqueçais (guardar em tabuas do coração) da aliança do Senhor vosso Deus, feita convosco, e vos façais alguma imagem (ídolos, egoísmos, gigantes do EU) esculpida (imagens de pedra), semelhança de alguma coisa (os egoísmos tem a semelhança de deuses do Egito antigo) que o Senhor, vosso Deus, vos proibiu (rejeitar as obras da carne e da alma). NÃO FAZER IMAGEM ESCULPIDA também é uma instrução mais que preciosa para viver na Terra prometida, que é a vida no Espírito, talvez você que é cristão esteja pensando: “mas eu não adoro imagens”, pois bem, você com certeza não adora no âmbito físico, mas levanta altares para essas imagens na sua alma, no seu coração. Imagens esculpidas vão muito além do que esculturas de barro, feitas por homens, são deuses, ídolos gigantescos que criam fortalezas na nossa alma. E esses deuses, ídolos ou imagens, se alimentam das iniquidades e impurezas que vêm da nossa carne (do barro). Esses deuses ou ídolos, recebem o nome de “egoísmos, EU, gigantes”, que são manifestações da carne que atingem a alma e lançam impurezas para dentro do espírito, impedindo que a motivação do nosso coração seja o de agradar a Deus. Por serem velhos costumes, chegam a ser preciosos aos nossos olhos. Quando alimentamos esses egoísmos, eles se tornam fortes e valentes, e a sua ação diária faz-nos esquecer da aliança feita com Deus, pois passam a se manifestar como: interesse próprio; centralização própria; vontade própria; depreciação própria; sensibilidade própria; santidade própria, orgulho próprio, obras próprias, resumindo, são um total de 31 gigantes que existem e impedem de tomarmos posse dessa Terra, por isso, é tão importante a ação do Espírito Santo em nós, que nos revela quem são eles e como agem em nossas vidas. Somente o Espirito Santo pode convencer o homem do pecado da justiça e do juízo.
Essas revelações não são para você ficar contemplando e sim para vivê-las diariamente, não apenas tomando do leite desta terra, que são para meninos espirituais, mas do mel, que são alimento sólido. Seja livre em Cristo e não se esqueça de guardar essas instruções: OUVIR, CUMPRIR, VIVER, GUARDAR A SI MESMO, GUARDAR MUITO BEM A SUA ALMA E NÃO FAZER IMAGEM ESCULPIDA.