Rosas vermelhas, amo rosas vermelhas, elas me lembram a doçura e a beleza da minha avó, que por coincidência tinha o nome de Rosa. Ela era pra mim a mulher mais fascinante que pude conhecer,  todos os adjetivos seriam poucos para descrevê-la. Quando criança, amava ficar na casa de minha avó com meus primos. A casa dela era sempre tão cheia de gente, de festa e o aroma bom das rosas vermelhas que exalavam pela casa, que vinham do jardim que ela com tanto amor cultivava. Me recordo até das palmadas que eu levava quando arrancava uma delas dos galhos. Aos meus 18 anos, no mês de Agosto, recebi a notícia de que a minha amada Rosa, havia partido para o Senhor. Lembro-me de ter ficado sem chão quando recebi essa notícia, sem palavras e mesmo sabendo que ela estava debilitada eu não queria aceitar aquela dura realidade de que nunca mais eu estaria com ela todas as tardes lendo seus trechos favoritos da bíblia, por ter seus olhos já cansados e não conseguir ler. O choro, a dor e sensação de separação são inevitáveis nesse momento. Lembro-me da ultima vez que vi seu rosto naquele caixão, tão serena, com um leve sorriso no rosto, minha linda Rosa havia partido e me deixado o melhor dos presentes, o Espírito Santo de Deus em meu coração. 
 
 Aos meus 28 anos, exatos 10 anos depois e no mesmo mês de Agosto, meu único sobrinho homem chamado Davi de 2 anos e meio partia também, deixando meu irmão mais velho desolado, sem chão, desejando a morte como consolo. Lembro-me de meses e meses seguidos ouvir seus gritos pela casa que me doíam profundamente dizendo: “Deus, ele era só uma criança, por que Deus, por que?” Eu como tia sentia a dor da perda, mas ele como pai e minha cunhada como mãe de seu único filho, sentiam a pior dor que um ser humano é capaz de sentir. Via o desejo ardente nos olhos de meu irmão de querer sentir de novo seu filho, na esperança de sonhar com ele ou ter uma visão que fosse dele, o desejo era tamanho que seus pedidos de oração foram convertidos a isso, que Deus lhe permitisse vê-lo apenas mais uma vez. Certa noite Deus visitou meu irmão em sonho depois de muito tempo e no sonho seu filho estava bem e com Deus nas alturas e Deus lhe disse, ele daqui não pode voltar pra ai, mas você se perseverar até o fim pode vir pra cá. Aquele sonho foi um consolo muito grande para o meu irmão.
 
Aos meus queridos que partiram, minha avó, meu pai, meu sobrinho, o que podem fazer por mim? Por mais duro que possa parecer e por mais que eu deseje que isso aconteça, a Bíblia nos afirma que os mortos não podem voltar a esse mundo físico e nem aparecer aos vivos sob qualquer forma. Jesus contou de certa feita a história de um homem que morreu e foi ao inferno. Em meio ao sofrimento, queria regressar ao mundo dos vivos para avisar a seus irmãos. Foi-lhe dito que “há um grande abismo entre nós, de modo que os que querem atravessar daqui até vocês não podem, como também os daí não podem passar para cá”. Mas o homem insistiu: porém, se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí eles se arrependeriam de seus pecados”. Mas Deus respondeu: “Se eles não escutarem Moisés nem os Profetas, não crerão, mesmo que alguém ressuscite” (Lucas 16:26-31).  Não quero desmerecer a esperança de ninguém, muito menos outras crenças porque como ser humano respeito meu próximo, mas quero apenas trazer com esse estudo um consolo aos que perderam entes queridos. Primeiro, se partiu em Cristo, não foi perda, é lucro: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro (tanto na carne, como na vida literal) Fp. 1:21”Os que em Cristo partiram, dormem no Senhor: Porque vos alvoraçais e chorais? A menina não esta morta, mas dorme (Mc.5:39). Os mortos em Cristo dormem, os vivos em Cristo descansam, Aleluia! Cabe a nós descansarmos em Cristo, digo nas nossas emoções e Ele nos confortará: E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens (Cristo em nós), pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte (espiritual), nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas (com Cristo, na vida do Espírito, entramos em outra dimensão, as coisas naturais e normais passam e o sobrenatural se faz novo). E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas (essa verdade não é para após a morte, é para vivermos hoje). E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis (escreve-as em tábuas do coração e vive). Ap. 21:3-5.
 
Já ouvi pessoas relatarem experiências de diversos tipos, com o espírito de um ente querido que já morreu e eu reconheço que a saudade é tanta que chega a ser um assunto bem delicado, porém como o que está em questão é o que a Bíblia nos diz a respeito, aqui vamos: O diabo pode se disfarçar para enganar as pessoas, preste atenção que mentira é o oposto da verdade e engano é similar a verdade, é tão parecido com a verdade que imita o original e por isso nos engana. O grande perigo que existe quando as pessoas procuram contato com os mortos é que elas ficam expostas às mentiras de Satanás, entenda, não estou falando que o espirito de um ente querido que já morreu é satânico, não é isso, o que estou dizendo é que o inimigo aqui, o diabo, que veio para roubar, matar e destruir (João 10:10), vive de enganar e iludir, ele se finge, se passa por tal espírito, apenas para trazer confusão a mente. A Bíblia diz que “Satanás pode se disfarça de anjo de luz” (2 Coríntios 12.14). Há um caso na Bíblia em que o diabo apareceu disfarçado como alguém que já havia morrido. Quando o Rei Saul foi consultar uma necromante (o que era proibido por Deus), ele pediu para falar com o profeta Samuel, que já havia morrido. O resultado foi que “Samuel” apareceu quando invocado pela necromante: “Estou vendo um espírito subindo da terra!” – disse ela ao Rei Saul. “Como é o jeito dele?” -perguntou Saul. “É um velho que está subindo! Respondeu ela: ele está todo enrolado em uma capa”. Aí Saul entendeu que era Samuel: ajoelhou-se e encostou o rosto no chão, em sinal de respeito (1 Samuel 28.13-14), perceba que o Rei Saul, entendeu, não foi lhe revelado por Deus, foi o entendimento próprio, baseado apenas em uma característica física, mas não era Samuel e sim um espírito enganador para consolar e levar o Rei Saul ao erro. Lembre-se, o inimigo das nossas almas, o diabo, nos conhece desde que nascemos, então, ele sabe toas as nossas características.
No livro de I Tessalonicenses 4 :13-17 a Palavra de Deus nos diz o seguinte: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele… Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Quando leio esses versículos, me conforta saber que um dia, os encontrarei novamente, os que partiram com Cristo e que cabe a mim perseverar até o fim. O inimigo de nossas almas, que é o diabo, a serpente enganadora, que se alimenta do pó, ou seja, de nossas carnalidades (Gn. 3:14; Gl 5:19) veio para roubar a tua fé no filho de Deus, matar a tua vida no Espírito e destruir tudo que o Espírito edificou em ti e através de ti e Cristo veio para que tivéssemos vida e vida em abundância, ou seja, os que morreram e partiram em Cristo estão com Ele e nós que aqui ainda o esperamos, devemos nos manter vivificados no Espírito, do contrario teremos uma vida morta (Ef.2:1 e Cl 2:13) e por fim morreremos como alguém que nunca quis viver.


Te convido a ter vida em abundância com Cristo e isso inclui ter as feridas na alma saradas, da dor das “aparentes perdas”, porque o que está com Cristo não esta perdido! Não está perdido! Por tanto, não se deixe enganar pela dor, leia a palavra de Deus, estude-a, medita nela dia e noite (Josué 1:8) busque discernimento do Senhor, sabedoria do alto e Ele te dará. Seja livre pela fé no filho de Deus, que não nega nada a seus filhos, descanse nos braços do Pai.
Livres pela Fé

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor digite seu nome