É uma grande alegria poder escrever sobre prosperidade aqui. Todos os estudos contidos neste Blog não são simples estudos bíblicos, mas tratam-se de verdades que vivi ao longo de minha jornada cristã e que trouxeram uma transformação para o meu entendimento. Eu não apenas creio, mas vivo o fato de ser filha do Rei e prospera nesta Terra, e é sobre que irei abordar aqui. Mas antes de estudarmos sobre a prosperidade, é importante que você compreenda o que é ter o entendimento de uma revelação no espírito. O Espírito Santo tem o papel de nos conduzi a toda a verdade e Ele quer levar você a outra dimensão, para “viver o entendimento de uma palavra eternizada no seu espírito”. Por quê eternizada? Porque tudo o que toca o seu espírito, em Cristo, é eterno, nada que Deus faz é passageiro o Seu propósito sempre será eterno. Quando uma palavra é revelada pelo Espírito Santo, no nosso espírito, ela tem o poder de tocar a nossa alma (mente, vontade e emoção) e mudar, de uma hora para a outra, o nosso entendimento sobre determinado assunto, permitindo que aquela verdade, outrora oculta aos nossos olhos, se torne tão viva e latente em nós, que nada mais é capaz de mudar aquilo.
Ter o entendimento de uma palavra revelada pelo Espírito Santo é uma grande bênção que muitos não alcançam, mas viver o entendimento dessa palavra é algo maior ainda. Deus criou todas as coisas por meio de Suas palavras, logo, a palavra que sai da boca de Deus é como Ele, eterna, poderosa e nunca volta vazia. Salomão disse certa vez: Porque, como imagina em sua alma, assim ele é (Provérbios 23:7). Ele estava declarando aqui, que quando uma pessoa vive o entendimento de uma palavra, ela se tornar a própria palavra. Ter o entendimento é declarar que é curado porque aprendeu que deve fazer isso, por isso eu confesso a palavra, mesmo diante das circunstâncias contrárias até ver aquela palavra se cumprir na minha vida, mas viver o entendimento dessa palavra que foi confessada, é o passo seguinte. O que quero dizer é que o entendimento te faz confessar a palavra até alcançar a fé para transportar o monte de lugar, mas vivê-la é se tornar o que você confessou, ou seja, você não precisa mais declarar porque agora se tornou a palavra, houve uma mudança de mentalidade (Romanos, 12:1-2), é como se você tivesse sido transportado para outra dimensão. Quando você está na fase espiritual de pedir algo a Deus, você ainda não adquiriu o entendimento de que é filho de Deus; quando você está na fase de agradecer, pela fé, o que ainda não vê, você recebeu o entendimento da palavra, de que ela deve ser confessada; mas, quando você chega na fase de se tornar a palavra que confessou, ai sim você vive no entendimento de uma palavra que foi eternizada no seu espírito, por meio do Espírito Santo e aquilo muda, completamente, a sua mentalidade.
Certa vez eu estava na frente do computador escrevendo uma revelação que o Espírito Santo havia ministrado no meu espírito, naquele dia, me empolguei bastante e esqueci completamente de levar o meu cachorro para fazer suas necessidades. Já eram 3 horas da tarde e eu não havia comido nada, foi quando ouvi a doce voz do meu amado Espírito Santo, dizendo: “Filha, leve o Hyro (nome do meu cachorro) para fazer as suas necessidades”. Quando ouvi aquilo, fiquei paralisada olhando para o meu cachorro, que alegre abanava o rabino, que mais parece um espanador e pensei: “Uau, se o Espírito Santo conhece o meu cachorro pelo nome, quem dirá a mim! Lágrimas correram pelo meu rosto. Após ouvir essas palavras, me levantei e fui até a cozinha para pegar uma sacolinha plástica para limpar as necessidades do Hyro, mas não achei nenhuma. Já havia um certo tempo que não fazia compras para minha casa e não tinha nada na dispensa, fiquei um pouco pensativa sobre aquela situação, porque, até aquele momento eu questionava a respeito das necessidades que os servos de Deus passam. Eu sinceramente não entendia o motivo do porquê, tantos servos fiéis ao Senhor passarem por diversas necessidades, principalmente financeiras! Em seguida, coloquei a coleira no Hyro e convidei o Espírito Santo para irmos juntos fazer aquele passeio. Enquanto o Hyro descia feliz e mais que depressa as escadas do prédio onde moro, conversava com o Espírito Santo sobre as revelações que estava escrevendo, ao sairmos do prédio, após andar nada mais que 2 metros, uma sacola plástica de supermercado veio voando, trazida pelo vento e parou aos meus pés, foi incrível! Eu parei, fitei os olhos naquela sacola aos meus pés e o Espírito Santo logo me disse algo que mudaria a minha vida por completo, e que me faria viver o entendimento daquela palavra revelada no meu espírito. Ele disse: “Filha, nesse momento você não precisa fazer novas compras, se preocupar para pagar as contas ou até mesmo receber o seu dinheiro que está atrasado, e que faria muito bem à sua alma e às suas emoções, o que você precisa agora, neste instante, é de uma sacola plástica para pegar as necessidades do Hyro. Quero te ensinar que Eu cuido de ti a cada instante e que nunca, nada vai te faltar”. Segurei aquela sacola plástica e comecei a chorar, porque finalmente a minha ficha havia caído. Eu não apenas estava entendo uma verdade, como me tornando uma só com ela, como se ela estivesse entrelaçando em cada átomo do meu ser. Eu sabia porque sabia que naquele instante eu havia me tornado uma pessoa próspera, não porque as minhas contas estavam todas pagas ou porque eu tinha dinheiro de reserva em minha conta bancária, nada disso, eu sabia que havia me tornado próspera porque nada me faltava! Eu entendi a palavra. Quantas vezes a confessei sem entender, mas naquele minuto, ela se tornou viva e latente.
Os meus olhos haviam sido finalmente abertos para essa verdade da prosperidade, que se entrelaçou a cada átomo do meu ser e eu pude sentir o que é, de fato, viver o entendimento de uma palavra sendo eternizada no meu espírito e transformando o meu entendimento, que se sujeitava aquele governo poderoso, e agora, nesse instante, enquanto você lê essa verdade, EU SOU essa palavra, não porque eu creio assim, mas porque entrei nessa dimensão e vivo nesse entendimento. Salomão sabia exatamente o que estava falando quando escreveu que somos aquilo que a nossa alma imagina, isso é poderoso! Você não é próspero porque paga as contas em dias ou porque tem dinheiro reservado na conta para realizar o que deseja, isso não te faz próspero. A palavra prosperidade tem origem no latim, PROSPERITAS, de PROSPERUS, que significa afortunado, feliz, de PRO, que significa a “favor” mais a palavra SPES, “esperança.” Portanto, prosperidade é ter favor de Deus e esperança. Você não é próspero porque tem o que os teus olhos podem ver, tocar ou comprar, você é próspero porque a sua esperança está em Deus, que derrama a paz, mesmo em meio a dores. Ser prospero é saber que nada te falta, é ter paz em tudo, ou seja, não te falta o que de comer em paz, não te falta o que te beber em paz, não te falta o que de vestir em paz, nem ao menos onde dormir em paz. Essa paz que excede todo o entendimento, não é paga com ouro ou prata, porque se fosse, certamente muitos homens com dinheiro dariam toda a sua riqueza para adquiri-la. Esse entendimento não se compra com uma falsa prosperidade ditada pela sociedade, ela é conquistada no quarto, no lugar de intimidade e comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo.
Perguntou Jesus aos setenta: Quando vos mandei sem bolsa, sem alforje e sem sandálias, faltou-vos, porventura, alguma coisa? NADA, disseram eles (Lucas 22:35). Essa é a verdade que Deus quer que você se torne hoje. Quando oramos o Pai Nosso, dizemos: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”, isso significa que hoje, não vai faltar NADA para você comer, vestir, beber e dormir na paz que excede todo o entendimento. Se você leu tudo isso e a sua alma ainda esta aflita pelo dia de amanhã ou pelo fato de não ter dinheiro hoje, para se sentir melhor e mais seguro em relação as dívidas, então, a sua alma ainda está apegada ao pó (carne) que é alimento da serpente (Gênesis 3:14) e não entendeu essa verdade, mas fique tranquilo, pois o desejo do Pai é o de levar você para um lugar de descanso, onde Ele se torna uma coluna da fumaça de dia e de fogo a noite para te conduzir, trazendo o maná todos os dias pela manhã quando você acordar. Disse Jesus: Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de mim (aprenda dele, no quarto, lugar secreto de intimidade), porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso (paz que excede todo entendimento) para a vossa alma. Porque o meu julgo é suave, e o meu fardo é leve (Mateus, 11:28-30). Mas se nem assim você conseguiu chegar a esse entendimento, lembre-se: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem juntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E porque andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? (Mateus, 6:25-30).