São tantos os questionamentos: “devemos ficar em casa ou sair? Ligar a Tv ou desligá-la? Preocupar-se com a saúde ou com a economia? Quem tem razão, os de direita ou de esquerda? Será que já estamos vivendo como na época de Noé? (Mateus, 24:37-39). Já estamos passando pelo que Daniel viu?”. Senhor meu, qual será o fim destas coisas? E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim (Daniel, 12:5-9). Chegamos no cumprimento dos sete selos de Apocalipse nesse ano de 2020? (Apocalipse 6). Ou será que estamos vivendo novamente as profecias de Jeremias ditas ao rei Josias, só que, em vez de reis, são governos: As vossas iniquidades desviam estas coisas, e os vossos pecados afastam de vós o bem. Porque entre o meu povo se acham perversos; cada um anda espiando, como espreitam os passarinheiros; como eles, dispõem armadilhas e prendem os homens. Como a gaiola cheia de pássaros, são as suas casas cheias de fraude; por isso, se tornaram poderosos e enriqueceram. Engordam, tornam-se nédios e ultrapassam até os feitos dos malignos; não defendem a causa dos órfãos, para que prospere; nem julgam o direito dos necessitados. Não castigaria eu estas coisas? — diz o Senhor; não me vingaria eu de nação como esta? Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim? (Jeremias, 5:25-31).
Qual momento da história já profetizada estamos vivendo? Jesus está voltando? O Anticristo surgirá agora ou daqui 2 anos? Virá do Sul ou do Norte? Do Leste ou Oeste? A Nova Ordem Mundial é iminente? E o dólar?… Como responder a todos estes questionamentos? O que JÓ responderia a toda essa situação? Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? (Jó 2:9,10). Ou quem sabe: Bem sei que tudo podes Senhor, e que nenhum dos teus planos pode ser frustrado (Jó, 42:2). E ABRAÃO o que responderia? Talvez ele dissesse: Deus proverá para si o cordeiro (Gênesis, 22:8). Imaginemos MOISÉS, qual seria a sua resposta? Se Tua Presença não for comigo, não me faças subir desse lugar (Êxodo, 33:15). E quanto a resposta de CALEBE? A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais (Números, 14:7-9).
Como se portaria DAVI neste momento? Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra (Salmos, 91:10-12). Talvez SALOMÃO em sua sabedoria nos diria: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar (Eclesiastes, 3:1-5). E a rainha ESTER? Provavelmente levantaria um jejum coletivo, dizendo: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci (Ester, 4:16). O que nos diria o profeta ISAÍAS nesse momento? Tu (referindo-se a Deus) conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti (Isaías, 26:3).
Qual seria a resposta do profeta EZEQUIEL se o Senhor o pusesse no meio de todos aqueles mortos pelo coronavírus na Itália, como um vale cheio de ossos lhe perguntando: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E ele diria: Senhor Deus, tu o sabes. E Deus lhe diria: então profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor (Ezequiel, 37:1-4). E se o apóstolo PEDRO estivesse passando nos hospitais do Estados Unidos hoje, o maior pico da pandemia no mundo, o que ele faria? Certamente pelos corredores ele diria: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta e anda (Atos, 3:6). E quanto ao apóstolo da Graça, Paulo, vendo todos inquietos e preocupados, o que ele escreveria a todas essas igrejas? Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos. Não estejais ansiosos por coisa alguma; antes sejam as vossas petições, em tudo, conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus (Filipenses, 4:4-7).
Quanto a JESUS CRISTO, o que Ele nos diria vendo tudo isso acontecer? Eis que faço novas todas as coisas. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida (Apocalipse, 21:5-6). E se DEUS fendesses os céus e descesse e os montes se escoassem diante da Sua face e as nações tremessem diante de Sua presença! O que Ele falaria a essas nações? Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar (2 Crônicas, 7:13-15).Somos todos uma onda no meio de um mar agitado, mas essa onda é também um único corpo e todos somos povo do Senhor, ninguém é melhor que ninguém. O problema é que uns acham-se melhores que os outros porque são de direita e outros porque são de esquerda, uns porque são cristãos, outros porque não creem, uns porque comem de tudo e outros porque nada comem! Nós mesmos nos dividimos, criamos barreiras e queremos separar as gotas do mar como se não fossemos do mesmo oceano. Quem tem razão? Com quem está a verdade? Com a mídia televisionada? Com a internet ou na Palavra de Deus? Creio que a resposta está em se render e reconhecer que somos pecadores e que precisamos de um Salvador, contudo, a arrogância, a ganância e o orgulho é tanto, que a maioria prefere o caos ao invés da rendição. Mas, e você, o que responderia a essa onda no meio do mar prestes a virar um tsunami?