“E disse Deus a Moisés, e me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles”
Êxodo, 25:8.
O desejo do Aba sempre foi o de habitar no “MEIO”, exatamente isso, no “CENTRO” de todo o nosso ser, mas não conseguíamos entender essa verdade e por milhares de anos, muitos homens, procurando viver na sua própria interpretação, construíram templos suntuosos e colocaram no meio deles uma imagem para adorar, mas esse nunca foi o propósito do Aba. Desde o princípio, Ele revelou qual era a sua verdadeira intenção, pois assim está escrito: Do solo fez o Senhor Deus brotar toda a sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida ‘no meio’ do jardim (Cristo) e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Satanás); Gênesis 2:9. Observe atentamente aonde Deus colocou Cristo, bem no meio, no centro do Jardim e é aqui que devemos nos atentar, porque esse sempre foi o desejo do Pai, de que Cristo fosse o Centro do nosso ser, o Centro do Evangelho, o Centro de nossos relacionamentos, o Centro da vida. Mas é no Centro que mora o perigo, porque este é um lugar disputado pelo inimigo de nossas almas, Satanás, afinal o desejo dele também é o de habitar nesse lugar, fazendo com que Cristo saia do Centro, para que você se torne o Centro da sua vida e fazendo assim, você deixará de ser espiritual para ser carnal, almático e egoísta, vivendo apenas para o seu próprio ventre, dando com isso alimento à serpente, o pó, que são as obras da carne (Gênesis 3:14, Gálatas 5:19-21).
Quando entendemos essa palavra, descobrimos que a verdade sempre esteve explicita em Cristo, mas não conseguíamos ver e nem ouvir a verdade e a respeito disso, escreveu o profeta Isaías, dizendo: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis, porque o coração desde povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; (Mateus 13:14,15). Deus, quando falou com Moisés, mostrou a Ele qual era o Seu real desejo e em momento algum Deus disse que habitaria no meio do Templo construído por mãos humanas (Atos 17:24,25), mas sim no meio do Santuário: Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espirito de Deus habita em vós? (1 Coríntios 3:16). A palavra Santuário vem de santo, que significa um lugar sagrado (santificado), sendo assim, Deus nunca fez questão de habitar no meio de templos feitos por mãos humanas, mas em um lugar sagrado e santificado. Note o diz o versículo: “E ‘me farão’ um Santuário para que eu possa habitar no meio deles”. Observe que Deus enfatiza dizendo, “e me farão” ou seja, Ele estava nos alertando de que nós é que iriamos fazer este lugar sagrado para o Senhor Deus habitar! O que Ele estava dizendo para mim e para você ali é que devemos entrar em um lugar secreto, de intimidade e construir ali, ou seja, edificar no nosso espírito, um lugar onde Ele possa ser o centro! Mais adiante, a respeito disso, Jesus Cristo disse: Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e fecha a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai que está em secreto, te recompensará (Mateus 6:6).
O homem, desde o princípio, tentou edificar para si templos como a Torre de Babel e Deus nunca disse para fazerem isso. Todas as vezes que você tentar edificar uma torre para si, um templo ao seu redor para que você seja o centro, ele permitirá que você seja espalhado e pare de edificar sobre si e certamente isso será a sua ruína (Gênesis, 11:4-8). Faraós e Reis da antiguidade edificaram para si grandes templos e cidades, mas essa nunca foi a vontade do Senhor (Êxodo, 1:12). Deus disse a Moisés, “farão para mim” e não para si ou ao redor de si, mas para mim! Você pode estar pensando: “Nossa que Deus egoísta!” Mas não é essa a verdade. Deus deu a você o Espírito d’Ele, entregou o Filho d’Ele para morrer em seu lugar e fez tudo para alegrar a sua vida, e se você possui o sopro d’Ele, que traz vida, automaticamente você e Ele são um, por isso Ele disse a Moisés: Direis a este povo o “Eu Sou” me enviou (Êxodo 3:14). Deus estava falando a Moisés que eles eram apenas um. Quando você edifica um altar ao Senhor e faz um santuário para que Ele habite no meio, saiba que antes de tudo, Cristo foi quem abriu o caminho para que isso ocorresse e esse lugar que você edifica, buscando a Deus hora após hora e dia após dia, é para que você se conecte a Ele, a fim de que sejam um, mas quando você edifica um lugar onde você é o centro, movido por orgulho, vontade e justiça própria, você se afasta d’Ele e vive uma vida infeliz e vazia, buscando sempre nas coisas e pessoas o suprimento desse vazio, e não é isso que Ele quer, pelo contrário, Ele deseja que você tenha vida e a tenha em abundância.
Desde o início, o Pai tem nos convidado a construir um Santuário para que Ele possa habitar no meio, bem no Centro e ao invés de darmos ouvidos a Sua voz, passamos a construir com a nossa força e nossa visão própria, templos ao redor de nossos sonhos, de nossos desejos, vontades e esperanças. Mas hoje, é necessário que venhamos destruir esse templo que levantamos ao nosso redor. As pedras utilizadas para essa construção, talvez tenham vindo das machucaduras da alma e o cimento tenha vindo da falta de perdão, mas esse nunca foi o sonho do Pai. Que hoje, venhamos desejar ardentemente construir um lugar de intimidade e comunhão com Deus, afinal, Ele sonhou tanto com esse momento, que enviou o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Entre no seu quarto, feche a porta e construa ali o seu lugar secreto, para que Cristo seja todo o Centro do seu viver.