Esta é uma palavra que veio de encontro ao meu espírito, pude ouvir Deus bradar, dizendo: “Nabal tem que morrer!” Nabal era um homem da casa de Calebe, um descendente da linhagem de Israel, ele tinha origem, mas se corrompeu e não se dobrava diante de Deus, assim como o joio. Nabal no hebraico significa “louco e insensato” (1 Samuel, 25:25). Ele morava na cidade de Maom, cerca de 11 km de Hebrom (o monte de Deus) e lá, ele tinha as suas possessões no Carmelo (jardim ou lugar fértil) e ele é descrito na Bíblia, como um homem abastado, que possuía muitas riquezas. Sua esposa chamava-se Abigail, que no hebraico significa “Alegria do pai” e ela é descrita como uma mulher sensata e formosa, ou seja, o oposto de Nabal (1 Samuel, 25:3). Certa vez, estando Davi no deserto, ouviu que Nabal tosquiava as suas ovelhas, porque haveria uma festa e enviou dez moços e lhes disse: Subi ao Carmelo, ide a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está. Direis aquele próspero: Paz seja contigo, e tenha paz a tua casa e tudo o que possuis tenha paz! Tenho ouvido que tens tosquiadores. Os teus pastores estiveram conosco; nenhum agravo lhes fizemos e de nenhuma coisa sentiram falta todos os dias que estiveram no Carmelo. Pergunta aos teus moços, e eles to dirão; achem mercê, pois, os meus moços na tua presença, porque viemos em boa hora; dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, qualquer coisa que tiveres à mão e respondeu Nabal: quem é Davi (o espirito de Nabal não reconhece o Rei), e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor. Tomaria “eu,” pois, o “meu” pão, e a “minha” água, e a carne das “minhas” reses que degolei para os “meus” (Nabal era egoísta e avarento ele tinha tudo por seu) tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm? (1 Samuel 25:4-11).

Nabal era homem duro e maligno em todo o seu trato e confiava apenas nas suas posses e riquezas, mesmo assim, era casado com Abigail e dessa mesma forma se encontra a igreja de Cristo, hoje, a Noiva do Cordeiro, pois ela está casada com Nabal, exatamente isso! A verdadeira Igreja, não se deixa corromper pelas riquezas e posses, pela prostituição, pelo comercio e pelo egoísmo que se tornou a Casa de Deus. Loucos, são todos os que procedem dessa forma, essa noite Deus pedirá a tua alma, o que tens para oferecer? A Noiva que Jesus vem buscar é pura e santa, separada apenas para Ele. Quando Davi ouviu o que seus moços lhe relataram sobre tudo o que Nabal disse, ele se revoltou contra a injustiça daquele louco, porque tudo fez Davi e seus homens para manter a paz naquelas terras e Nabal não reconheceu a Davi como rei e nem os seus feitos, antes, atribuiu tudo às suas obras, aos seus bens e ao trabalho de seus tosquiadores. Nabal não reconheceu o serviço do Rei. da mesma forma está a igreja, hoje, que se esqueceu quem é o Rei e está esquecendo-se de que a obra é d’Ele, que tudo é d’Ele e que Ele é o Rei e não as riquezas. A igreja não acredita mais no juízo e na ira de Deus, mas a Sua Palavra nos diz que: A ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça (Romanos, 1:18); diz mais: Deus não muda, pois justiça e juízo é a base do Seu trono (Salmos, 89:14); e diz mais: Ao Senhor teu Deus adorarás e somente a Ele, só a Ele, darás culto, seja a Ele o teu temor e seja a Ele o teu medo (Isaías, 8:13). A igreja do mundo inteiro está corrompida, está casada com Nabal, mas o Espírito Santo de Deus está despertando a Noiva do Cordeiro, está abrindo os seus olhos para que veja e ouça. Davi ficou tão irado com aquela injustiça, que ordenou aos seus 400 homens que cingissem suas espadas, inclusive ele, para dar cabo de Nabal e todos os de sua casa (1 Samuel, 25:12-13). Não brinque com Deus, Ele é justiça e juízo, tuas riquezas não te salvarão da ira do Deus vivo, tu que és Nabal, saibas, tu morrerás!

Nesse meio tempo, um dentre os moços de Nabal (este moço representa aqueles que são guiado pelo Espírito de Deus para trazer a verdade), anunciou a Abigail tudo o que Nabal fez e sabiamente aconselhou-a, dizendo: “Aqueles homens, porém, nos tem sido muito bons e nunca fomos agravados por eles, e de nenhuma coisa sentimos falta em todos os dias. Agora, pois, considera e vê (abra os teus olhos mulher, escolhida do Deus vivo, Igreja e Noiva de Cristo) o que hás de fazer, porque já o mal está, de fato, determinado contra o nosso senhor (quem é o teu senhor?) e contra toda a sua casa; e ele, referindo-se a Nabal, é filho de Belial (filho das trevas), e não há quem lhe possa falar. Aquele rapaz estava vendo, com olhos de ver, tudo o que iria acontecer. Ele havia sido enviado por Deus, despertando a Noiva de Cristo para que veja, mas cabe a você, querer  ver ou não o que está por vir! Desperta Igreja de Jesus e veja a ruína, a destruição que se aproxima por causa das loucuras do engano, da dureza e do governo próprio que acometeu a Igreja, as riquezas e teus servos, e todos os teus bens que durante anos tens adquirido não te salvará da ira vindoura! Diz a Palavra de Deus, que Abigail tomou a “toda pressa” (Abigail viu a necessidade de correr e se apressar antes que fosse tarde demais) e preparou o que tinha de melhor para oferecer, saindo desesperada e correndo, a procura de Davi, e diz a Bíblia, o seguinte: Enquanto ela, cavalgava em um jumento, descendo, encoberta pelo monte, Davi e seus homens também desciam (no monte), e ela se encontrou com eles (1 Samuel 25:18-20). Aleluia! Ouça Igreja de Cristo e desperta, abre os olhos e vê! Não tem mais tempo, a morte esta às portas, o Rei está voltando, corra, vá rápido enquanto ainda há tempo, vá se encontrar com o Rei no monte, no lugar de intimidade, lugar onde Deus fala e você escuta, lugar onde você se humilha e reconhece quem Ele é!

Vendo pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até à Terra. Lançou-se lhe aos pés e disse: Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva […] não vi os moços de meu senhor, que enviaste (1 Samuel 25:24, 25b). Desperta Igreja, o Rei Jesus tem enviado os seus servos para falar das boas novas do Evangelho, para trazer paz e você não está ouvindo! Você não deve ter medo nem da morte e nem do inferno, você deve ter medo é de Deus, que lança tanto a morte quanto o inferno no lago que arde com fogo e enxofre. Os servos estão aqui, falando, ensinado a verdade do Evangelho, do governo do Espírito, mas você não vê e sabe por que ? Porque as riquezas e a fartura de Nabal te cegaram, o engano te cegou, a religiosidade e o Evangelho fácil da prosperidade o cegou. Você não vê que está prestes a morrer. (Oh Espírito Santo, abre os nossos olhos para que possamos ver). Porém, Abigail ouviu as palavras daquele moço e saiu correndo, desesperada ao encontro do rei e lançou-se em terra, e fez o que está escrito em 2 Crônicas, 7:14, que diz: Se o meu povo, que se chama pelo nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Abigail cumpriu com essa palavra, pois desesperada correu e se humilhou perante Davi e reconheceu que a culpa era dela. Abigail não transferiu culpa a ninguém, ela assumiu a culpa. Jesus assumiu a culpa em nosso lugar, carregou por nós aquela cruz e a Igreja, a Noiva d’Ele, deve fazer a mesma coisa. Meu irmão, não transfira culpa dos seus erros ao passado, à família, à igreja, à política, seja lá o que for, assuma a culpa, assuma a responsabilidade de suas escolhas e erros, pois Deus se agrada e ouve os que assim procedem. Abigail, não só lançou-se em Terra e humilhou-se, como também, levou um presente, o melhor que ela possuía para servir os servos de Davi (1 Samuel, 25:27). Para os servos de Deus, a Igreja deve oferecer o melhor e não o resto. Quem oferece resto é Nabal. Ofereça ao Rei o melhor do seu tempo, o melhor do seu dia, o melhor da sua renda, do seu relacionamento, ofereça a Ele o melhor que você tem! 

Disse mais Abigail: Perdoa a transgressão da tua serva! Ela reconheceu que transgrediu por não ter visto e nem ouvido a verdade antes, e é assim que a Igreja de Cristo deve proceder. Abigail foi um exemplo do que é ser uma Igreja guiada pelo Espírito Santo, um exemplo de mulher, mesmo sendo rica, mesmo sendo a herdeira, ela não se importou com suas roupas caras ou com a sua reputação e nem com o seu nome, ela queria o perdão do rei. Diz a Bíblia que Davi recebeu das mãos de Abigail, tudo o que ela havia lhe trazido e este ainda a despediu em paz, reconhecendo a sabedoria e a prudência dela (1 Samuel, 25:28-35). Igreja do Senhor, desperta! Ofereça o melhor que tens, porque ainda há tempo e o Rei receberá de suas mãos e te dará a paz que tanto almeja a tua alma. No momento que a Igreja proceder dessa forma, Nabal morrerá e sabe por que? Porque ele não resiste a sabedoria e a prudência da Igreja verdadeira. Quem mata Nabal não é o homem, pois quem matou Saul foi a própria espada de Saul e quem mata Nabal é a ira de Deus, é o Senhor quem o fere. Quando você obedecer e deixar Deus fazer, Ele aniquilará o que te impede e não será a sua mão que fará isso. Nabal pode fazer a festa que for, apresentar obras, riquezas, grandes templos e até milagres, seja lá o que for, o seu fim será a morte, e quando isso ocorrer, o próprio Rei, aquele que te chama pelo teu nome, o Senhor dos senhores, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, Aquele que fecha e ninguém abre, O que abre e ninguém fecha, Ele te tomará por mulher, a Noiva do Cordeiro, e honrará o teu nome por todas as gerações (1 Samuel, 25:36-39). Assim como Davi fez com Abigail que, após a morte de Nabal, tornou-se sua esposa. Jesus não casa com uma mulher que está casada com outro, Ele não é adultero! Jesus só casa com uma noiva que se humilha, santa e integra, que está pronta para reconhecer quem Ele é, e que d’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Desperta igreja, Nabal tem que morrer, o Rei está voltando!

Livres pela Fé

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor digite seu nome