Antes de iniciarmos este estudo, é importante saber a diferença entre três grandes verdades do Reino de Deus: “ir em direção à verdade, andar na verdade e viver na verdade!” Uma coisa é o caminho que nos conduz “à verdade” (que significa ir em direção à porta dos céus, a Graça que é Cristo); outra coisa é andar “na verdade” (que significa passar pela porta chamada Graça e começar a andar com Jesus); e a última é “viver na verdade” (ter Cristo vivendo em nós e através de nós). Essa caminhada é importante para que todos cheguemos ao pleno conhecimento do Filho de Deus, a estatura perfeita de Cristo, à plenitude (Efésios, 4:13). Para trilharmos esse caminho, tudo começa quando ouvimos a verdade, como está escrito: A fé vem pelo ouvir, o ouvir a palavra de Deus (Romanos, 10:17). Após ouvirmos a verdade, com ouvidos de ouvir, receberemos recursos do Alto que nos ajudarão nessa jornada até a plenitude de Cristo, que são: os dons espirituais, os talentos, as virtudes, os vínculos espirituais, os ministérios e os Anjos. No entanto, trataremos aqui, apenas três desses recursos do Alto de forma resumida. Mas antes de estudarmos sobre eles, vamos às três etapas do caminho que é Cristo.
No caminho para a verdade (Salmos 86:11; Jeremias 42:3; João 14:6), os primeiros passos são de Graça em Graça, porque é somente pela Graça que chegamos a Cristo por meio do Espírito Santo (João 1:16 e Lucas 2:52). Após passarmos pela porta da Graça, ou seja, de aceitarmos a Jesus como o nosso único e suficiente Salvador, os passos seguintes no caminhando da verdade são de fé em fé (Romanos, 1:17). Após andarmos de Graça em Graça e com a fé mais alicerçada na Rocha que é Cristo, passamos a nos tornar imitadores de Deus como filhos amados e começamos a viver na verdade e passamos a andar de amor em amor, que é o vínculo da perfeição. Somente aqui, neste ponto do caminho, somos capazes de nos entregar como sacrifício vivo, santo e agravável a Deus, em aroma suave (Efésios 5:1,2; Colossenses 3:14 e 1 João 3:14). Quando os passos de amor em amor estiverem mais alicerçados na pessoa de Cristo, teremos o nosso rosto desvendado, podendo contemplar como por espelho, a Glória do Senhor, ai então, de forma maravilhosa, passamos a andar de glória em glória, à sua própria imagem como pelo Espírito do Senhor (2 Coríntios, 3:18). Aleluia! Mas infelizmente, sempre há aqueles que escolhem andar errantes, sem nem ao menos terem um caminho para trilhar, onde não há Cristo; e sem Cristo não há paz (Salmos 107:40, Isaías 59:8).
Agora que entendemos os passos na jornada para a plena estatura de Cristo, vamos aos recursos do Alto, que nos auxiliam neste caminho. Primeiramente, temos os dons espirituais que são dadivas pertencentes à essência de Deus, dados a nós gratuitamente para nos auxiliar nesse caminho, por meio do Espírito de Deus ao nosso espírito. Temos também os talentos, que chamamos de habilidades que podem ser sensoriais (relativo ao cérebro, aos sentidos) ou extra-sensoriais (que ultrapassa aquilo que pode ser percebido pelos sentidos), são as aptidões natas ou que se desenvolveram com o decorrer dos anos. Os talentos fazem parte do nosso sentido natural e são pertinentes à alma (por isso que muitos confundem os talentos com os dons). Quando o Espírito Santo passa a governar nossas vidas, começamos a receber virtudes, uma palavra que se origina do latim “virtus” e que significa vida, sendo tudo aquilo que ocupa o lugar das carências, ou seja, virtudes são vida divina derramadas no lugar de nossas carências. Essas carências se manifestam em uma determinada área ou outra de nossa alma, devido à ausência da vida de Deus e do governo do Espírito em nós. Essa vida divina não é dada por Deus como um dom, ela é conquistada durante a caminha na verdade. À medida que temos comunhão com Deus, mais vida d’Ele recebemos e mais parecidos com Ele nos tornamos.
Deus fará de tudo para que você não só conheça o Filho amado Jesus Cristo, mas que chegue à plenitude de Sua estatura, desfrutando de uma vida abundante! Cada passo no caminho da verdade, traz consigo uma medida de fé e com isso, cada carência é substituída por uma vida divina. Quando não conseguimos ouvir o que o Espírito diz, as carências da nossa alma se manifestam de uma forma insuportável, refletindo facilmente em nossos relacionamentos e tudo o que ouvimos torna-se distorcido pelas muitas machucaduras da nossa alma. Ex.: Quantas pessoas se desviaram dos caminhos do Senhor e se machucaram e, ao ouvirem a frase: “Jesus te ama”, logo se manifestam como um gigante, e respondem: É muito fácil para você dizer isso, pois não sabe o que estou passando!” É nítido vermos ai uma distorção do entendimento da mensagem em decorrência das machucaduras na alma, que abrem brechas profundas na mente e essas brechas são alimentadas por dardos do maligno que inflamam tanto a alma, a ponto de torná-la doente espiritual e cheia de fortalezas, levando a pessoa a não enxergar que precisa, urgentemente de curas em sua alma, que vem somente por meio de um relacionamento intimo com o Pai, no lugar secreto, em Mateus, 6:6. Do contrário, essa pessoa corre o sério risco de se revoltar contra Deus.
Lembro-me de uma época em minha vida, há muitos anos, quando buscava a Deus com tanta sede e fazendo a obra em vários lugares, e ao mesmo tempo, sentia um vazio tão grande que pensava: “Nossa, devo estar com problemas sérios, como posso buscar a Deus e sentir um vazio tão grande? Será que Deus não me ama?” Eu não conseguia entender que, na verdade, o que eu precisava era apenas ouvir mais a voz de Deus na intimidade, eu estava tão cheia da voz machucada de minha alma, que isso me levou a uma revolta de dois longos anos contra Deus, acredite! Revoltei-me contra Deus, quanta dor senti! Eu achava piamente que a culpa era d’Ele, pelo fato de nada ter dado certo em minha vida, principalmente nos relacionamentos, mas a verdade é que a culpa nunca foi de Deus, Ele sempre me amou, a culpa estava nas machucaduras latentes em minha alma, que governava e não permitia a cura pelo Espírito Santo através da unção, que vem pela união (Salmos, 133:1-3). Essas machucaduras na alma são tão serias e profundas que podem ser facilmente mascaradas pela religião, tornando-se com o decorrer do tempo numa “caixa de pandora”, pronta para explodir. Até eu entender que precisava me relacionar com Deus como Pai no lugar secreto, sofri angustias na alma, buscando cura em coisas e aprovação em pessoas.
A verdade é que não sabemos sequer orar como convém, muito menos de como andar no caminho da verdade e da vida que é Cristo, sem o auxilio divino. Só andamos por esse caminho com o auxílio do Espírito Santo que nos fornece os recursos do Alto, sem esses recursos, é impossível chegarmos a Deus. No Reino do Espírito, tudo é muito diferente do natural, lá não tratamos do que é passageiro e sim do que é eterno, a matéria deixa de existir e o que é espiritual passa a ser toda a realidade e as palavras do Verbo Vivo, Cristo, passam a ser o caminho, o chão pelo qual andamos. Nesse lugar, o nosso espírito não se move com as pernas da nosso físico, da carne, mas pelas penas da fé. Para que você entenda melhor a importância dos recursos do Alto, darei uma explicação: “Um astronauta quando orbita da Terra em uma nave espacial, precisa de recursos adaptados para aquela atmosfera que, na verdade, é outra dimensão, onde a gravidade que conhecemos na Terra passa a ser uma micro gravidade quase zero, fazendo com que o corpo humano, naquelas condições, tenha total ausência de peso, que dá uma sensação de queda livre. No espaço, o astronauta não anda, ele praticamente flutua e sem os recursos de adaptação, ele sequer conseguiria respirar, porque aquele ambiente é inóspito ao corpo humano e assim também ocorre no Reino Espiritual, pois precisamos de todos os recursos, que vem pelo ouvir a Palavra de Deus e também pela fé, para andarmos e vivermos nesse lugar, do contrário, não conseguiremos nem respirar, quem dirá caminhar nessa nova dimensão! Deus é realmente perfeito! Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens (Efésios 4:8). Comesse hoje a desfrutar dessa herança que Cristo deixou, não use dos seus esforços nessa outra dimensão onde a sua força é igual à zero, busque os recursos do Alto e você crescerá em sabedoria e estatura diante de Deus e dos homens.

 

Livres pela Fé

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor digite seu nome