Essa revelação abriu-me os olhos há alguns anos, para ter sabedoria de como devemos nos posicionar na Casa de Deus. Para que você entenda, só faz parte da Casa de Deus quem é nascido de novo, quem tem um novo coração, que obedece a Palavra de Deus e O ama  (Romanos, 8:11, João, 14:23). Somente esses compreenderão, pois, as coisas do Espírito se discernem espiritualmente. Em Gênesis, capítulo 28, a partir do verso primeiro, vemos uma história extraordinária sendo descortinada diante de nossos olhos, onde, Jacó (trapaceiro), teve um sonho profético, após fugir de seu irmão Esaú (pois tinha recebido a bênção de primogenitura em seu lugar). No verso 12, diz: Partiu Jacó de Berseba e seguia para Harã. Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto, tomou uma das pedras (Cristo é a pedra, Sl.118:22-24; Mt. 16:18 e Dn. 2:35) do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir (lugar de descanso, Cristo é o descanso, Mt.12:28-30). E sonhou (teve uma revelação): Eis posta na terra (que representa o pó, a carne) uma escada (um caminho, com degraus, posições espirituais) cujo topo atingia o céu (morada do Altíssimo, plenitude de Cristo); e os anjos de Deus subiam e desciam por ela” (Êx. 33:1-3a). Em ouro versículo encontramos Jesus dizendo: Em verdade, em verdade vos digo, que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem (Jo. 1:51). Pois bem, no verso 13, a história continua, dizendo: Perto dele estava o Senhor (Cristo) e lhe disse: Eu sou o Senhor, Deus de Abraão teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado (terra espiritual, vida no Espírito, Canaã Celestial, Jerusalém do Alto), Eu darei, a ti e à tua descendência (filhos espirituais). Verso 16 e 17: Despertando Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o Senhor está neste lugar (em nós), e eu, não sabia (tinha os olhos fechados para o Espírito). E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! (lugar de Graça). É a Casa de Deus (nós somos a Casa de Deus, João 14:23) a porta dos céus. Aprendemos nas Escrituras que Cristo é a porta: Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo, entrará, e sairá, e achará pastagem (Jo. 10:7-9). 
 
Esse trecho do sonho da escada de Jacó é simplesmente fantástico, ele nos revela o que significa essa escada, como subir os degraus e como atingir o topo, que é o céu! Toda escada tem degraus e os degraus simbolizam posições espirituais no Reino de Deus. Cada degrau é uma posição que te leva para mais perto d’Ele. Em Efésios, 4:7-16 vemos como esses degraus ou estaturas espirituais funcionam: E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção (medidas) do dom de Cristo; e ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vista ao aperfeiçoamento (posições alcançadas espiritualmente) dos santos para o desempenho do seu serviço, para edificação (construção, degraus) do corpo de Cristo, até que todos cheguem (chegar, alcançar, subir degraus) à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus (Cristo é a escada), à perfeita (não metade, mas perfeita) varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo (ultima posição, ou último degrau, cujo topo atinge o céu). Esses degraus, da escada do sonho de Jacó, têm a finalidade de nos fazer chegar à plena estatura de Cristo, a varão perfeito, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para o outro e levados ao redor, por todo o vento de doutrina, pela artimanha de homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade (subindo os degraus em Cristo) em amor, cresçamos (posições espirituais na casa de Deus) em tudo (todos os degraus, até o topo) naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado (fundamentado no Espírito) pelo auxílio de toda junta (todos os ministérios juntos), segundo a justa cooperação de cada parte (a igreja unida é a derrota do inimigo, como igreja, somos responsáveis pelo crescimento uns dos outros), efetua o seu próprio aumento para edificação de si mesmo em amor (quanto mais cooperarmos para o crescimento do corpo de Cristo, mas seremos edificados em amor) Cl. 2:19 e 3:12-15.
Fica mais claro, agora, entender que esse sonho de Jacó é altamente profético. Jacó representa os cristãos no nível da carne e da alma, a pedra, que ele descansou a sua cabeça, é Cristo, e a escada, que é o caminho, também é Cristo, porém, sinalizado as posições para chegar à plena estatura d’Ele, que é a porta que conduz a salvação, e sobre Ele, Cristo, o corpo, a igreja, existem anjos (literalmente seres celestiais) subindo e descendo, auxiliando o cristão no caminho da fé, executando as ordens de Deus para trazer respostas de orações, como fez com Daniel (Daniel, 10:12-14), para nos guardar em nosso caminho como disse o Rei Davi; ou espíritos ministradores como disse apóstolo Paulo; ou conservo dos que guardam as Palavras de Deus como disse apóstolo João em visão (Sl. 103:20; Hb. 1:14; Sl.91:11,12 e Ap. 22:9). Quando o Senhor falava com Jacó, no sonho, prometia aquela terra à sua descendência, ou seja, terra espiritual, a Canaã celestial, a Jerusalém do Alto. Deus estava mostrando que para chegar na plenitude de Cristo, à estatura de varão perfeito, era necessário cumprir etapas, subir degraus, sempre se edificando, se aperfeiçoando no amor, nas práticas espirituais, no falar em outras línguas, ou seja, cada posição que você alcança no Reino de Deus são virtudes que passam a fazer parte do seu caráter, como: temor, sabedoria, entre outros. Mas é importante saber, também, que, seja qual for a posição espiritual alcançada, ela sempre virá aperfeiçoada no amor de Deus. Outro detalhe interessante é que cada posição, virtudes, vem com bênçãos, por exemplo: a mansidão é uma posição no Reino de Deus que quando o cristão a alcança, recebe, juntamente com ela a bênção decorrente dessa virtude, pois cada posição na Casa de Deus, tem uma bênção específica, e quem traz essa bênção, são os anjos que Jacó viu descer e subir na escada. Disse Jesus no sermão do monte: Bem aventurado os mansos, porque herdarão a terra (Mt.5:5). A bênção decorrente da mansidão é herdar a terra e essa parte, cabe aos anjos fazerem, pois, a ordem de herdar a terra já foi dada desde o momento em que o cristão conquistou essa posição de ser manso, e a terra, pela fé, já é dele. Cada posição na Casa de Deus alcançada, já vem aperfeiçoado no amor e com bênçãos, que lindo!

Outra revelação linda dessa da escada do sonho de Jacó é que quando ele desperta do seu sono (do domínio da carne e da alma e entra na Graça, na vida do Espírito), ele já desperta subindo o primeiro degrau em Cristo, para se posicionar na Casa de Deus, que é o temor do Senhor, o princípio da sabedoria (Pv. 9:10), veja a reação do novo Jacó: E, temendo, disse: Quão ‘temível’ é este lugar! (Êx. 28:17). O Temor do Senhor é o princípio, é no temor que tudo começa a se desenvolver dentro de nós, ele é a chave que ativa a sabedoria no Espírito: Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de TEMOR DO SENHOR. DELEITAR-SE-Á NO TEMOR DO SENHOR (Is. 11:1-3). Quero que você, a partir de hoje, não somente entenda, mas valorize o Temor do Senhor, que é o primeiro degrau da escada de Cristo. No livro de Salmos no capítulo 128, inteiro, mostra as bênçãos decorrentes dessa vida divina, uma posição importante que da a base, o fundamento para a sabedoria do Espírito, o conhecimento de todas as coisas em Cristo e, consequentemente, a sabedoria própria que é um egoísmo da vida na alma, sai, dando lugar à vida divina. Sendo assim, cada virtude alcançada é uma vida divina que quando entra, expulsa a vida terrena que havia ali, e ela tem de sair, pois é assim que crescemos e subimos cada degrau, morrendo para nós e vivendo para Cristo (Dt. 10:12) que é o viver que agrada a Deus. Para subir esses degraus, alcançando novas posições espirituais é necessário ter fé, somente assim, com o auxílio do Espírito Santo e dos anjos ministradores, alcançaremos o topo dessa escada, chegando à plenitude de Cristo. Por tanto, seja livre no Senhor, renuncie a sua vida, seus egoísmos, santifique-se diariamente e conquiste a vida divina, suba, suba até voar como uma águia na presença d’Ele.
Livres pela Fé

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor digite seu nome