Estudaremos sobre a vida de um cego muito conhecido na histórica bíblica, que, particularmente, é uma de minhas histórias favoritas. Certa vez, Jesus estava saindo de uma cidade chamada Jericó e juntamente com ele, iam os seus discípulos e numerosa multidão, e havia um mendigo que era cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, que estava assentado à beira do caminho (Marcos, 10:46). Quando imagino essa cena, em minha mente, vejo um homem que não era aceito pelo sistema humano, excluído pelos demais. Bartimeu vivia na saída da cidade de Jericó, seguramente porque os habitantes de cidade o impediam de entrar. Vejo aquele homem, maltrapilho, com a barba suja por detritos de comida, com cabelos enredados pela poeira, com um cheiro, nada agradável, devido aos vários dias sem tomar banho ou, até mesmo, meses, com suas mãos e pés sujos, carregando, consigo, os molambos da rua e vestido com uma velha capa de cor marrom avermelhada, pesada de sujeira e lama, sentado com a cabeça baixa, ouvindo o alvoroço da multidão, que por ali passava feliz, na companhia de Jesus.
Caso não saiba, a cidade de Jericó foi à mesma cidade amaldiçoada por Deus, quando Josué e o povo a tomaram, tal como está escrito: E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos tem dado a cidade. Porém a cidade será ‘anátema’ (amaldiçoada) ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis (Josué, 6:16-18). Além de Bartimeu ter perdido a visão, ter se tornado um mendigo e ser completamente rejeitado pela sociedade, ele, também, habitava em uma cidade que havia sido amaldiçoada por Deus. Mas, o fato, é que, por ali passava o Verbo Vivo que se fez carne, levando a Palavra do Reino de Deus e tal como escreveu o discípulo amado, João, muitos milagres ocorreram ali que não foram escritos em livros e, seguramente, aquele cego Bartimeu, ouviu as palavras de Jesus, mesmo de longe e, também, ouviu acerca dos milagres realizados por Ele na cidade.
O nome Bartimeu significa “filho de Timeu”, ou seja, aquele homem cego, nem nome possuía, tamanha era a sua rejeição. Por sua vez, o nome Timeu, em aramaico, significa “o impuro”, logo, aquele homem cego era conhecido como o filho de um impuro. As pessoas o chamavam assim, para que ele não se esquece-se de quem era filho. O historiador, Flávio Josefo, mencionou em seus relatos um pouco da história do pai de Bartimeu, um ex-militar de Israel, homem próspero e bem sucedido que, após sua aposentadoria, tornou-se um revoltoso contra o governo romano, liderando vários ataques contra eles, com isso, Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado pelos romanos. De acordo com a história, maldito seria aquele que fosse pendurado em um madeiro e, como castigo por ser filho de um homem impuro, Bartimeu teve os seus olhos arrancados pelos romanos, a fim de evitar que ele se tornasse um revoltoso como fora seu pai. Bartimeu não possuía identidade própria, não tinha visão, sonhos e dignidade, ele teve a sua vida roubada por Satanás. Na parábola do Semeador, Jesus fala de uma semente que caiu a beira do caminho, ou seja, o mesmo lugar onde estava sentado o cego Bartimeu, na saída de Jericó, à beira do caminho, e vindo às aves do céu, que representam Satanás e seus demónios, comeu a semente, em outras palavras, destruiu a sua família, roubou os seus sonhos e a sua visão, mas havia algo em Bartimeu que Satanás não pode roubar, a sua fé (Marcos, 4:3-4,14 e 15).
A história segue dizendo que, ouvindo Bartimeu que era Jesus, o Nazareno, que passava por ali, pôs-se a clamar em alta voz dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! (Marcos, 10:47). O mais interessante é que Bartimeu reconheceu Jesus como o Filho de Davi, o Messias prometido. Certamente que muitos Escribas e Fariseus jamais aceitariam tal afirmativa a respeito de Jesus, isso seria uma afronta, mas aquele cego O reconheceu como sendo o Rei enviado à Terra. Bartimeu perdeu tudo, mas havia algo nele que Satanás não pode tocar, a sua fé. A multidão, que por ali passava, certamente conhecia o filho de Timeu e o rejeitava, por isso, o repreendiam dizendo que se calasse, pois Jesus não o ouviria, afinal, ele não era digno, mas a fé de Bartimeu fez com que a sua visão espiritual acerca de Jesus fosse aberta naquele momento e ele sabia que aquela era a oportunidade de receber o seu milagre. Querido, a sua fé somada à Palavra de Deus gera o milagre! Bartimeu tinha fé e a Palavra Viva, o Verbo Vivo estava passando por ali. Bartimeu sabia que não poderia produzir um milagre com a sua força própria, por meio da religião e, mesmo diante da multidão o empurrando e impedindo-o de se aproximar de Jesus, porque é exatamente isso que a religião faz, ou seja, ela te aproxima dos homens e te afasta de Deus, Bartimeu não desistiu de clamar e gritava ainda mais alto, dizendo: Jesus Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Jesus parou e disse: “Chamai-o. Chamaram então o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama” (Marcos 14:48-49).
Aquele que foi chamar o cego, dizendo para que ele tivesse bom ânimo, não fazia parte dos que o repreendiam. Acredite, no meio de tudo isso que você está enfrentando, virá o Ajudador, Espírito Santo Consolador, Amigo Fiel, falando para que você tenha ânimo e continue firme na fé, sem olhar para as circunstâncias. A Bíblia diz que Bartimeu, ouvindo aquelas palavras, pegou aquela capa velha do seu velho homem, com toda aquela mentalidade adâmica caída, que o vestia, e cumpriu o que está escrito em Efésios, 4:22-24, que diz: Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem (lance fora a capa), que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Aleluia! Bartimeu lançou de si àquela capa de herança adâmica, ele pegou todos aqueles enganos de Satanás, que o cobriam e roubavam as suas bênçãos e lançou fora! Diz a Bíblia, que logo após tomar a escolha de lançar fora a capa, ele levantou-se de um salto, como se naquele instante tivesse sido revestido de uma grande força e foi ter com Jesus. E hoje, o Senhor Jesus está chamando você, assim como chamou aquele cego, não demore a se despojar dessa velha capa pesada de jugos e fardos, de força e justiça própria, cheia de poeira das carnalidades e do governo da alma, abra mão de tudo isso e corra para ter com Jesus, revista-se do novo homem, que não se corrompe.
Todas as vezes que lançamos fora a capa do velho homem, que nos corrompe e agimos por fé no Filho de Davi, o Messias, o nosso Salvador e Redentor, vem até nós e faz a mesma pergunta que fez ao cego Bartimeu, dizendo: “Que queres que eu te faça?” A verdade é que Jesus fica tão satisfeito quando você lança essa mentalidade adâmica fora, que Ele te dá a opção de escolher o seu milagre, sim, exatamente isso, escolher o seu milagre. Bartimeu não pensou na sua limitação, nem nos anos consumidos pelo engano, pelo descaso, pelas injurias, ele não usou de piedade própria e nem de justiça própria, mas respondeu sabiamente para Jesus, dizendo: Mestre, que eu torne a ver (Marcos, 10:50-51). Bartimeu não fez como o jovem rico ao encontrar-se com Jesus, dizendo: ‘bom mestre’, tendo em seu coração a justiça própria governando, mas Bartimeu se humilhou, reconhecendo a soberania de Jesus e disse: “Rhabbouni” que quer dizer Mestre, o mesmo título de hora que Maria usou para se referir a Jesus, reconhecendo que tudo o que ela precisava estava em Cristo. A fé de Bartimeu ativou o seu espírito que reconheceu o Senhor Jesus como o Messias prometido. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver, e após sua cura, ele seguia a Jesus estrada a fora (Marcos 10:51,52).
Querido, lance fora o seu velho homem, que se corrompe, e vista-se do novo homem, pela fé em Cristo, porque a fé vai ativar o seu espírito para se unir a Palavra de Deus e essa união se tornará em uma fórmula perfeita para produzir o milagre que você precisa, dessa forma, jamais deixaremos de seguir a Cristo por onde quer que for.